Resenha de ALMANOVA - Editora valentina

   

Sinopse:

Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu… e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre… HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

     Faz muito tempo que desejava ler este livro, a primeira vez que o vi foi na livraria saraiva e a capa conseguiu despertar meu interesse na hora, pois ela é simplesmente linda e seus detalhes holográficos chamam a atenção, já que refletem um lindo brilho conforme a luz do ambiente. 

    Ana sempre soube que era diferente dos outros e que estas diferenças faziam com que fosse temida e desprezada por todos, sua própria mãe "Li" sempre fez questão de lembra-lá disso. Ela cresceu sofrendo abusos físicos e psicológicos, mas nem mesmo isso foi capaz de destruir seu espirito. Ela é  desprezada  por ser considerada o que chamam de "almanova", isto é, sua alma é nova e ela vive em um mundo povoado por antigas almas que se encontram a cada novo ciclo. 

    Prestes a completar 18 anos e determinada a descobri os segredos de seu nascimento e o porque de ela ser assim, Ana parte em busca de respostas; Se em seu pequeno mundo as coisas já eram complicadas imaginem o que vai acontecer durante sua jornada. Ao partir em busca de respostas, seu destino é a cidade de Heart, onde dizem que "todas as respostas se encontram" e que também é o lugar onde ela nasceu; lá ela pretende pedir ao Conselho uma  permissão para poder fazer umas pesquisas na grande  biblioteca, pois deve haver algum motivo para uma ALMANOVA ter nascido apos 5 mil anos

    Logo após iniciar sua jornada,  ela é atacada por sílfides (estranhas criaturas feitas de fogo) na floresta e sem saída  é obrigada a tomar uma drástica decisão que poderia ter sido fatal se estivesse sozinha naquele momento, isto é, ela foi obrigada a pular de um penhasco e cair em um rio na tentativa de preservar sua vida. 
    
    Ao ser salva por Sam, Ana tem receio de acreditar que algum ser humano posso ter tido para com ela um gesto de gentileza (a coitadinha sofreu tanto na vida que qualquer um que tenha passado pelo que ela sofreu entenderia seus receios) .  Sam  (Dossam) é uma das almas que sempre reencarnaram em Range, e provavelmente é um dos poucos que nunca teve nada contra  Ana.
 
    Mesmo não desejando companhia ela acaba aceitando a ajuda de Sam para chegar até seus destino e aos poucos durante a viagem ela vai aprendendo o que significa a confiança e a amizade entre os seres humanos e assim seu relacionamento com Sam vai progredindo e o romance vai se formando, o sentimento foi tão sutil que o leitor não consegue perceber em que momento ele surgiu.

    Cada alma que existe possui o seu significado, cada uma possui habilidades que definem o seu papel na sociedade, isto é, cada um nasceu com um dom e que foi aperfeiçoando com o passar das eras, temos como exemplo a habilidade com os números, a capacidade de liderança,  cada um possui seu papel na sociedade, menos Ana que não sabe quais são os seus dons, mas ela esta determinada a descobrir qual o seu destino.

    Ana e Sam nunca imaginaram o que lhes esperava na cidade, e nem desconfiavam que seriam hostilizados por todos os habitantes, poisl á todos se conheciam e sabiam o que esperar de cada um. A chegada de uma garota nova, cheia de ideias e opiniões que ninguém consegue "prever" desperta a desconfiança dos morados e como são situações inesperadas os moradores ficam receosos dos  visitantes  (até podemos entender o receio dos moradores com relação a eles). Finalmente o  Conselho decide  que Sam deverá ficará encarregado de ser o  professor de Ana. Ele deve ensina-la e enviar mensalmente relatórios relatando seu progresso. 
 
    Outro ponto que chamou minha atenção foi a forma em que a autora conseguiu misturar o velho com o novo, desde a época dos centauros e dragões com a época atual, onde é possível encontrar a era tecnológica, onde temos os  veículos aéreos e armas a laser . Cada personagem possuía uma história, e estes adoravam contar as historias de suas vidas passadas. 

    É raro eu sentir tanto ódio de um personagem, mas confesso a voces que eu tinha vontade de matar a mãe da Ana por tudo que ela conseguiu fazer para a própria filha, essa certamente mereceu o apelido de "bruxa". 

    Nunca tinha lido nenhuma obra de Jodi Meadows, mas  fiquei encantada pelo seu modo de escrever. A autora narrou a história de uma forma tão tranquila e eloquente que faz com que o leitor sinta cada emoção de seus personagens, hoje em dia é difícil achar um autor que consiga expressar tamanho sentimento ao seu leitor .

    O 2º volume da série será publicado ainda este ano pela Editora Valentina e deverá se chamar ALMANEGRA.


Sinopse:

    Almanegra - Ana sempre foi única, uma almanova no mundo que nasceu a pouco mais de 18 anos. Mas depois de Almanova, quando muitos moradores de Heart morreram para sempre, Ana acredita que agora as Almasnovas podem nascer em seus lugares. Muitos temem a presença de Ana, um lembrete constante das mudanças incontroláveis e desconhecidas. Quando as sílfides começam a se comportar de uma forma diferente com ela e as pessoas tornam-se violentas, ela precisa aprender a se defender e a defender também aqueles que não o podem fazer. Mais do que qualquer coisa, ela quer viver e amar tanto quanto um cidadão de Heart, mas mesmo quando Sam confessa seus sentimentos, parece impossível superar uma vida de rejeição.
 




2 comentários

  1. Eu ja tinha visto este livro lá na livraria mas ele nunca chamou muito minha atenção entao não parei para olhar...gostei bastante da historia e da sua resenha, da proxima vez que eu for lá vou comprar e dai depois que eu ler venho aqui comentar com vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Ju compra que é muito bom !!!! Eu estou anciosa pelo 2º vl. Alma negra . Depois que vc ler vem aqui comentar pois esta troca de informações entre o blogueiro e leitor é a melhor coisa que tem .

    ResponderExcluir